Em 2012, nossas empresas fundadoras firmaram um protocolo de intenções com o Governo do Estado de São Paulo, onde se comprometeram a proteger a área através da proposta de gestão compartilhada, facilitando os avanços em estudos científicos, educação ambiental, uso público, proteção de espécies ameaçadas de extinção e desenvolvimento socioeconômico do Vale do Ribeira, interior de São Paulo.
Esse protocolo foi renovado em 2020, comprovando que o Legado está no caminho certo ao provar o valor da conservação aliada à negócios da nova economia.
O Legado das Águas compõe o maior corredor ecológico de Mata Atlântica do país, considerado o último grande remanescente do bioma, que passa por três estados, 60 municípios e mais de uma centena de áreas protegidas: a Grande Reserva Mata Atlântica, com 2,7 milhões de hectares terrestres e 2,2 milhões de hectares de área marinha.
O Legado das Águas faz parte do Portal da Mata Atlântica, o primeiro Distrito Turístico Ecológico do Brasil.
O distrito é parte de um conjunto de iniciativas da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) para fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da atividade turística na região, além de apoiar a conservação de um dos biomas mais biodiversos e ameaçados do planeta.