Em um mundo corporativo cada vez mais digitalizado e acelerado, a conexão com a natureza pode parecer um luxo, mas é, na verdade, uma preocupação com o bem-estar de todos. Promover uma rotina saudável e eficaz com uma imersão na rica e biodiversa na Mata Atlântica, por exemplo, é capaz de oferecer benefícios significativos que vão além da simples desconexão do ambiente de trabalho, o qual muitas vezes pode estar interferindo na saúde dos colaboradores.
No Brasil, segundo dados do relatório “People at Work 2023: A Global Workforce View”, do ADP Research Institute, indicam que 67% das pessoas são influenciadas negativamente no trabalho pelo estresse. O número está acima da média global, de 65%. Desta forma, estar em meio à natureza pode reduzir esse sentimento.

A tranquilidade das florestas, o canto dos pássaros e o ar puro contribuem para a diminuição da produção de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol. Esse alívio não apenas fomenta uma sensação de calma, mas também melhora a clareza mental, resultando em uma produtividade mais elevada quando os colaboradores retornam ao trabalho.
Além disso, vivências na floresta pode estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, uma vez que a beleza natural e a diversidade de estímulos visuais e sonoros oferecem uma pausa bem-vinda das rotinas digitais e do pensamento linear. Em um ambiente tão inspirador, o cérebro tem a oportunidade de se recuperar e gerar novas ideias, desbloqueando a criatividade e levando a soluções mais inovadoras e eficazes.
Participar de atividades em meio à Mata Atlântica também fortalece o trabalho em equipe. Experiências compartilhadas, como trilhas promovem a colaboração e o espírito coletivo.



Ecoturismo no Legado das Águas
No Legado das Águas, maior Reserva privada de Mata Atlântica do país, há a oferta de mais de 20 atividades ecoturísticas que proporcionam uma experiência inesquecível e enriquecedora no coração do bioma.
Na Reserva, que possui 31 mil hectares de extensão e alto grau de conservação, é possível fazer trilhas de curta e longa duração, passeios aquáticos, observação da fauna e flora, tudo isso a cerca de 2h de São Paulo, capital.
Além disso, o espaço conta com restaurante com vista privilegiada para a floresta, pousada e áreas para reuniões em equipe.

Integrar atividades em meio à Mata Atlântica na rotina corporativa não é apenas uma tendência, mas uma estratégia eficaz para promover o bem-estar e a eficiência no trabalho. Ao trazer a natureza para o cotidiano corporativo, as empresas não apenas melhoram a qualidade de vida de seus colaboradores, mas também reforçam sua cultura organizacional e seu compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental, destacando seu papel na conservação da natureza.
* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.