Desde 2012, pesquisadores de importantes instituições científicas e de ensino contribuem para tornarmos o Legado das Águas um modelo de área privada sustentável, com ações que gerem receita.

Acreditamos no poder transformador da educação e da pesquisa para o desenvolvimento dessas ações, por isso promovemos cursos e workshops por meio da Escola do Meio Ambiente, da Universidade Corporativa da Votorantim (Academia de Excelência) e de seus parceiros.

Como Trabalhar Empresa e o Meio Ambiente foi o primeiro curso ministrado por aqui, com conceitos técnicos da área ambiental aplicado à gestão empresarial, como possibilidades de geração de receita, sustentação para iniciativas de conservação e pagamento por serviços ecossistêmicos. Nossas iniciativas educativas estão abertas para o público em geral, e você pode conferir abaixo os detalhes de cada curso.

Inscrições Abertas

Inscrições Encerradas

Evento Encerrado

Em Breve

  • Inventário e monitoramento de mamíferos terrestres de...

    Inventário e monitoramento de mamíferos terrestres de médio e grande porte: uma análise integrada de métodos diretos e indiretos.

    Inventário e monitoramento de mamíferos terrestres de...

    Inscriçoes Encerradas
  • Workshop de Fotografia na Floresta

    Workshop de Fotografia na Floresta

    Workshop de Fotografia na Floresta

    O premiado fotógrafo da National Geographic Luciano Candisani compartilha suas técnicas de fotografia na floresta em um dos biomas mais desafiadores de se registrar imagens no mundo.

    Evento Encerrado
  • Em breve teremos mais cursos

    Em breve teremos mais cursos

    Fique ligado e acompanhe nossas notícias para saber de cursos futuros!

Cadastre seu email para receber informações sobre novos cursos.

Acreditamos no poder da educação como ferramenta para a conservação do bioma Mata Atlântica. Abaixo algumas de nossas publicações de nossa autoria ou que apoiamos visando fomentar temas de relevância a proteção da Fauna e Flora.

A SUSTENTABILIDADE DE UMA RESERVA

A publicação conta a história do Legado das Águas, desde 1920, quando Antônio Ermírio de Moraes iniciou a compra de terras para o negócio de geração de energia, até 2014, quando inúmeros avanços e descobertas foram realizadas, a partir dos projetos de pesquisas, como o registro da primeira anta albina em habitat natural no mundo, e uma série de outras espécies como a Onça-parda, Muriqui-do-Sul, Cachorro-Vinagre entre outros.

Para conhecer mais sobre a nossa história, clique aqui e acesse a versão digital do nosso livro A Sustentabilidade de uma Reserva.

GUIA ILUSTRADO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS DA MATA ATLÂNTICA

A publicação visa servir de guia para identificação de espécies vegetais ocorrentes na floresta ombrófila densa, tendo como cenário o Legado das Águas – Reserva Votorantim. O livro é uma importante contribuição para o estudo da botânica.

RESTAURAÇÃO FLORESTAL

O livro fornece diretrizes conceituais e práticas para definir e implantar as ações de restauração mais adequadas em termos ecológicos, operacionais e de custos, seguindo a legislação ambiental brasileira. Integra com visão multidisciplinar e pertinência diversas disciplinas incluídas em engenharia agrônoma, florestal e ambiental, bem momo biologia, geografia e gestão ambiental.

AVES DO BRASIL – MATA ATLÂNTICA DO SUDESTE

Segundo volume da série Aves do Brasil, da Widlife Conservations Society, aborda os ambientes da Mata Atlântica do sudeste do país, uma região rica em aves e habitada pela maioria da população brasileira. O livro traz ilustrações e textos individuais para quase todas as espécies residentes ou migrante regulares, e inclui também as aves errantes e oceânicas de avistamento mais provável.